Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por categoria não contribuir para o FAT, Seguro Desemprego dos domésticos resta ameaçado

Lamentável o possível não pagamento do Seguro Desemprego aos Domésticos

Publicado por Fátima Burégio
há 8 anos

O governo poderá não ter dinheiro para pagar o seguro-desemprego de empregados domésticos em 2016. Na última reunião do ano do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), ontem, o assunto foi tratado.

A preocupação se deve ao fato de a categoria não contribuir para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e os conselheiros temerem um aumento da perda de postos de trabalho dos empregadores, o que pode refletir na manutenção do doméstico. Atualmente existem 6 milhões de pessoas nessa categoria, das quais 2 milhões com registro em carteira e direito ao seguro.

“Nesta conjuntura inquietante — em que as receitas não batem com as despesas — o Codefat faz bem em se antecipar para arrumar solução”, afirma Leonardo Rolim, ex-secretário de Políticas Econômicas da Previdência Social e atual consultor de Orçamento na Câmara Legislativa.

O ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rosseto, salientou que o ministério procura buscar o equilíbrio financeiro e que, no próximo ano, trabalhará com especial atenção os temas renúncias e desonerações. “Temos que zelar pelo equilíbrio e a saúde financeira do FAT de modo a garantir a liquidez e o superavit do seguro-desemprego e de outras importantes medidas, como o Programa de Proteção ao Emprego, que são benefícios muito importantes para os trabalhadores brasileiros”, destacou.

Fonte

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-categoria-nao-contribuir-para-o-fat-seguro-desemprego-dos-domesticos-resta-ameacado/268988724

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)