Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Foi terrível: No Itaú do TO, após aborto, funcionária teve que guardar o feto em um saco plástico e voltar ao batente

Caso envolveu funcionária do Banco Itaú no Tocantins

Publicado por Fátima Burégio
há 9 anos

Ministério Público do Trabalho em Palmas (TO) pede na Justiça Trabalhista a condenação do Banco Itaú S. A. Por prática de assédio moral. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Tocantins (SINTEC-TO), uma empregada do Banco passou mal e teve um aborto espontâneo. Mesmo ensanguentada, não pôde sair da agência até fechar a tesouraria, três horas depois do aborto, guardando nesse período, o feto em saco plástico. No outro dia, após ir ao médico, voltou à agência para transferir a tesouraria para outro funcionário, e teve seu direito legal de 30 dias de afastamento reduzido para apenas quatro.

A investigação promovida pelo MPT-TO foi conduzida pela procuradora Mayla Mey Friedriszik Octaviano Alberti, buscou a manifestação do Banco para defesa que não respondeu as notificações enviadas. A procuradora disse que “os depoimentos colhidos são uníssonos e demonstram que a ré sobrecarrega seus funcionários com acúmulo de funções e carga excessiva de trabalho, muitas vezes não computando a integralidade das horas suplementares laboradas, contribuindo para um flagrante prejuízo à saúde física e mental dos obreiros.”

A procuradora Mayla Alberti sustenta que “a busca incessante por metas intangíveis, acrescida de ameaças explícitas e veladas de retaliação ou mesmo demissão no caso de ‘rendimento insuficiente’ do empregado e somadas aos casos de efetivo adoecimento em razão da conduta vil da demandada configura a insidiosa prática de assédio moral organizacional, cuja ocorrência, infelizmente, já causou dano moral coletivo.” Ela reforça que os bancários são punidos até mesmo por ficarem doentes, e que “essa desastrosa gestão laboral” já ocasionou a perda da vida (nascituro), além de ameaçar outras que estão geradas em condições adversas decorrentes de pressão e estresse laboral.

A Ação Civil Pública foi ajuizada na 1ª Vara do Trabalho de Palmas.

Por Jornal do Comércio

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/brasil/noticia/2015/06/03/banco-itaueprocessado-por-as...

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações612
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/foi-terrivel-no-itau-do-to-apos-aborto-funcionaria-teve-que-guardar-o-feto-em-um-saco-plastico-e-voltar-ao-batente/195010672

Informações relacionadas

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 8 anos

Sou estagiária e estou grávida. Podem me demitir?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual a diferença entre necessidade pública, utilidade pública e interesse social?

31 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu leio estas notícias e fico pasmo. Esses dias li aqui no justiça Brasil que uma empresa foi condenada porque um funcionário fazia 22 horas de jornada ininterrupta... MENTIRA, primeiramente que a empresa tem fábricas em muitos e muitos países, inclusive na China, e mesmo lá, não faz... Segundo que uma pessoa não suporta uma jornada de 22 horas ininterrupta, ela cai de cansaço... Você vê que é SAFADEZA DE ALGUÉM, ARMAÇÃO PARA ARRANCAR DINHEIRO DA EMPRESA.

Nesse caso, é curioso... SEI QUE OS BANQUEIROS E O ITAÚ NÃO SÃO SANTO... Mas tenho plena certeza que, por mais gananciosos que sejam, a direção do Itaú JAMAIS AUTORIZARIA UMA SITUAÇÃO DESSAS.

Então a culpa é da (o) gerente?

Gerentes de banco normalmente são pessoas esclarecidas, DUVIDO que alguém em cargo de direção ordenasse tal ato, dissesse:

"_Vai ali no banheiro minha filha, faz um abortinho, pega esse saquinho e põe o nenê dentro. Não tenho ninguém pra te substituir, vai ter que ficar sangrando até as 6 da tarde, depois pode ir embora"....

Na iniciativa privada, não só para os bancários, mas para todas as categorias, sobrecarregar os funcionários com acúmulo de funções e carga excessiva de trabalho é rotina em todas as empresas, da portinha a multinacional. NÃO HÁ EMPRESA JUSTA NESSA TERRA. Um dos motivos é a mega tributação necessária para manter a máquina governamental, para trabalhar e ainda sobrar um lucro, TEM QUE TRABALHAR VALENDO.

Se a moça estava sangrando porque não chamou uma ambulância, é 192 NO PAÍS INTEIRO? Porque não chamou a polícia? Fica sangrando até o fim do expediente quem quer, tenha dó... HISTÓRIA MAL CONTADA ESSA... continuar lendo

Concordo contigo. Gostaria de saber o nº deste processo. continuar lendo

Realmente Marcello, quando leio histórias descabidas como estas, fico sempre com a pulga atrás da orelha.
Me desculpe, mas tem caroço nesse angu!
E fala sério? Vamos que tudo isso tenha realmente acontecido (o que duvido muito - pelo menos não desta forma), a moça não poderia, ela mesma pedir ajuda, como você mesmo sugeriu no telefone de emergência? E outra, se não chamou por "medo de perde o emprego" (que com certeza alguém vai alegar isso), não temeu em perder a vida por sangramento?
Muito mal contada esta história. Me nego acreditar que o banco Itaú faria uma coisa dessas. continuar lendo

Meus caros, ouso discordar de seus comentário (s) (com a devida vênia). Esses casos (Brasil à fora) é só o que vem à tona, tem os milhares (ou deve ter) que não sabemos. Isso ocorre desde a escravatura - as torturas aconteciam "as escondidas" (como corre hoje, e deve está ocorrendo nesse momento, em algum lugar desse imenso país), e não se podia (naqueles casos - escravatura, falar nada (sabe se lá porque, mas dar para se imaginar), o certo é que aconteciam, e não havia quem fizesse nem cara "feia" diante do mandatário (ou donos de escravos). Hoje em dia, isso tá um pouco pior,dado que, sob a égide do Estado Democrático de Direito, aqueles que cometem tais barbáries são por ele acobertado, sob o manto do contraditório e da ampla defesa (ou seja, - certeza de impunidade), basta ter dinheiro e uma BOA DEFESA CONSTITUÍDA. No mais, é dispensável entrar no mérito, uma vez que a inteligência, por si só, é capaz de desvendar os por menores. É como penso, artigo inciso IV. da CRFB/88.

José Wilson Oliveira Santos - Advogado Criminalista - Especialista em Ciências Penais - Universidade Anhanguera-Uniderp/LFG - Pós graduado em Processo Penal - Doutorando em Direito Penal - Buenos Aires - Argentina. continuar lendo

Até sei que acontecem absurdos, sr. José Wilson Oliveira Santos, temos gente torturada, trabalho escravo, mas isso não ocorre em empresas do porte do Itaú, sou cliente do banco e estive lá várias vezes e nunca vi casos desses LÁ. Existe a escravidão moral, que é correr atrás de resultados, como um doido, MAS COMO DISSE, isso é uma mal da sociedade moderna atual...
EXISTE É MUITO OPORTUNISMO... continuar lendo

Meu caro , nos vivemos em um país em que as leis são desrespeitadas por força da fragilidade de fiscalização e muito mais do poder de Império das nossas Instituições. continuar lendo

Amaurilio Ferreira Barbosa eu acho que o maior fator que leva ao desrespeito da lei nesse país está ligado a preguiça e má vontade das autoridades e agentes públicos, que são lentos e demoram ou se recusam em levantar a bunda da cadeira e agir... CRIA-SE UM AMBIENTE PROPÍCIO A IMPUNIDADE E AO DESRESPEITO DAS LEIS, mas é uma ação proposital de quem está no poder, FRAGILIZA-SE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, depois fica-se dando desculpas para o povo, fica-se elevando impostos com a desculpa de melhorar o sistema. Temos uma grande quadrilha no poder desse país, agindo no poder executivo, legislativo e judiciário. continuar lendo

Processo nº 0001562-43.2015.5.10.0801 continuar lendo

"Os depoimentos colhidos são uníssonos"

Mesmo diante dos fatos a pessoa diz:

"Esses dias li aqui no justiça Brasil que uma empresa foi condenada porque um funcionário fazia 22 horas de jornada ininterrupta... MENTIRA"

Digo a você, conheço gente que já fez esta jornada de trabalho comendo lanches a cada algumas horas.

Mas a verdade é simplesmente mentira na cabeça que quem não quer acreditar. Fazer o que? Segue a vida, não cabe dialogo contra quem se acovarda diante dos fatos.

Sou persistente: A tesouraria de bancos geralmente são filmadas por motivos óbvios, se esta - com perdão da palavra - porra toda é mentira, a filmagem seria uma prova de fácil analise. continuar lendo

Bom dia Marcelo,

Fui bancário por dois anos e conheço a rotina de um banco e as atrocidades que são cometidas por alguns gerentes. Realmente podem haver exageros por parte da vítima, mas almentar não é inventar. Se você me perguntar se já trabalhei doente, a resposta é sim, por que?
por que a ameaça de ser mandado embora caso não cumpra as metas é contínua, as vezes não diretamente, mas isso já fica no ar.
Alguns gerentes gerais e administrativos esquecem que são humanos e que os funcionários também o são, vide as centenas e milhares de processos trabalhistas em face dos bancos.
Por tanto é uma realidade que só quem está la dentro pra saber como é, se tudo é verdade ou não, só as pessoas envolvidas sabem. continuar lendo

Como diria o sábio contemporâneo compadre Washington "sabe de nada inocente".
Vejamos, uma breve analise dos seus argumentos: vc sabe que os banqueiros e o Itaú não são santos, mas tem CERTEZA, que mesmo sendo gananciosos jamais autorizariam uma situação dessas, ok pode ser verdade, mas não é absoluta, pois vc esquece que os "banqueiros" são pessoas e o "itaú" e gerenciado por pessoas, ora bolas, ouviu bem? PESSOAS.
Pessoas são capazes de tudo, eu disse TUDO. Vc diz que a culpa é do gerente, mas argumenta que gerentes de banco normalmente são pessoas esclarecidas, ai vc DUVIDA que alguém em cargo de direção ordenasse tal ato.
Vc é uma piada pronta, não leu o que está no processo, não conhece as partes, ainda, vc tacitamente chama o Juiz do caso (e todo os outros juízes) de idiota bobo que acreditam em qualquer conversinha ou historinha de pessoas malandras (aqui vc acredita na maldade das pessoas) que querem dinheiro.
Vc questiona o porquê desta mulher não chamar socorro, vc é um babaca no todo, vc deveria perguntar para toda mulher que apanha por anos do próprio marido e não faz nada , deveria perguntar para filhas abusadas pelos pais o porquê nunca buscaram ajuda, deveria perguntar para os escravos porque eles simplesmente não fugiram e foram para outro pais.
Deveria perguntar porque algumas PESSOAS maltratam animais, são cruéis com idosos, fazem chacota do sofrimento alheio.
Sobrecarregar os funcionários com acúmulo de funções e carga excessiva de trabalho é rotina em todas as empresas, porém não acreditar que uma PESSOA inescrupulosa é gerente de um banco, que esta PESSOA exigiu, ou mesmo, fez vista grossa, que funcionária após abortar continuasse no labor, é no mínimo pactuar com tudo isso.
Ridículo, vc escrever : "_Vai ali no banheiro minha filha, faz um abortinho, pega esse saquinho e põe o nenê dentro. Não tenho ninguém pra te substituir, vai ter que ficar sangrando até as 6 da tarde, depois pode ir embora" é um desrespeito com essa mulher, com a família dela, com todas as mulheres, vc é um inútil (tenho certeza).
Eu não ACREDITO que vc não saiba o que é pressão, medo, abuso físico, abuso psicológico, sufoco, depressão, ansiedade, claustrofobia, medo de passar fome, medo de perder o marido, medo de perder o filho, medo...medo...medo...medo..
Só um exemplo de pessoa instruída que fez absurdos: uma juíza adotou uma menina, quando a policia acho tal menina ela estava amarada em pé, magra, com fome, vinha sendo torturada a tempos, relatou que a “mãe juíza” apertava os dedos dela com um alicate, vc do alto da sua imbecibilidade procure no google sobre esta juíza e faça um comentário lá que não acredita que isso aconteceu e porque a vitima já com nove dez anos, não lembro, não fez nada para que parasse a tortura. continuar lendo

Amigos Jusbrasileiros, apesar de absurda tal situação, infelizmente não é algo impossível de acontecer no âmbito das instituições financeiras, notadamente nos Bancos. Digo-lhes isso com pleno conhecimento de causa, pois sou bancário há 13 anos e advogado há 3 anos, e posso lhes afirmar que, nos Bancos, principalmente nos Bancos privados, a busca por metas à qualquer custo e as custas do suor dos bancários, por muitas vezes os levam à situações muitas vezes humilhantes, onde o ser humano só vale àquilo que produz, onde você é visto como uma peça e não como uma pessoa. Isso corrobora a velha máxima lastimável e tão comum no meio bancário de que: “Banco tem cofre, não tem coração”. continuar lendo

Deveria haver uma forma de indiciar o Gerente desta funcionária e não só o Banco ,pois é uma atitude desumana continuar lendo

Meio que inacreditável esta ação ocorrida, atitude repugnante! triste saber que existe estabelecimento que faz isto. continuar lendo