Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Menina grávida aos 11 anos, gera polêmica no Uruguai ao negar-se a abortar do avô de sua meia-irmã

Aborto é permitido no Uruguai desde 2013

Publicado por Fátima Burégio
há 9 anos

Uma menina de 11 anos grávida que não quer interromper a gestação gerou polêmica nesta quinta-feira no Uruguai, depois que a imprensa local divulgou o caso.

A garota engravidou do avô de sua meia-irmã durante visitas que fazia para ajudar a cuidar de seu sobrinho, informaram à AFP fontes próximas ao caso. "Foi durante uma dessas visitas que o abuso ocorreu", disseram as fontes, que pediram anonimato.

O homem tem 41 anos. Todos eles moram em Montevidéu, segundo as fontes.

A menina está na décima sexta semana de gravidez, aproximadamente, e foi internada no Hospital Pereira Rosell da capital uruguaia com de 12 semanas. Ela está na área pediátrica.

O Uruguai legalizou o aborto em 2013, após décadas de debate sobre o tema. A lei nacional permite interromper a gravidez até 14 semanas em casos de estupro.

De acordo com fontes próximas à família, a criança tem um retardo leve e dificuldades de aprendizagem, embora não seja declarada deficiente.

A mídia local observa que, segundo relatórios médicos apresentados pelo Hospital Pereira Rosell e a avaliação de uma equipe especializada do Instituto da Criança e do Adolescente do Uruguai (Inau), a menina de 11 anos "não tem capacidade de entender as consequências de uma gravidez, maternidade e relacionamento com um homem com o triplo de sua idade".

O caso tem sido avaliado nas últimas semanas pelo Inau, a equipe médica do Centro Hospitalar Pereira Rosell, a ONG El Faro, o ministério da Saúde e especialistas da Universidade da República.

Segundo informações do jornal La Diaria, a diretora da Divisão de Saúde do Inau, Mónica Silva, garantiu: "Não existe risco de vida para a menina nem para o bebê, não podemos obrigá-la a abortar".

Um porta-voz do Centro Hospitalar afirmou que a menor passa bem e está sendo monitorada por uma equipe de médicos.

No Uruguai, o aborto é atualmente permitido nas primeiras 12 semanas de gestação por critério exclusivo da mulher, ou 14 semanas em caso de estupro.

Com informações Agence France-Presse

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações358
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menina-gravida-aos-11-anos-gera-polemica-no-uruguai-ao-negar-se-a-abortar-do-avo-de-sua-meia-irma/186417439

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)