Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Professor pernambucano dá aulas em terminais de ônibus e alunos obtêm melhor rendimento

Um professor que faz a diferença

Publicado por Fátima Burégio
há 9 anos

Professor Que faz a diferença

A boa educação vai além dos muros da escola.

Na rede municipal de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, um professor transformou a relação dos alunos com os livros levando-os para fora da unidade de ensino. Ednaldo Barros, 31 anos, transformou os estudantes em leitores vorazes indo com eles a igrejas, bibliotecas e até terminais de ônibus e metrô.

O objetivo era mostrar locais públicos com espaços para leitura, já que não há bibliotecas municipais em São Lourenço da Mata. O educador atua na rede de ensino há 5 anos e elaborou um projeto pedagógico, intitulado “Sou leitor do mundo, escritor da minha história”, onde leva os estudantes de 5º ano (antiga 4ª série) para “viajar” por meio da leitura. “Quando entrei na rede, percebi que muitos dos meus alunos, mesmo estando no último ano do ensino fundamental 1, não sabiam ler.

A ideia de levá-los aos terminais é para dar a ideia de quem lê viaja”, explica o professor vencedor da segunda edição do prêmio Professor que Faz a Diferença, em 2012, entregue pela Prefeitura de São Lourenço da Mata aos profissionais do município.

Resultados

Trabalhando com o projeto, o professor aproximou os alunos da comunidade e melhorou o rendimento deles. “Começar o ano letivo com 18 alunos sem saber ler e terminar com 15 deles lendo é a grande recompensa do trabalho”, destaca. “As histórias que o professor conta são muito interessantes. Agora, minha mãe lê para mim porque peço a ela. Antes isso não acontecia”, conta Rebeca Silva, 10 anos. “Leio e fico imaginando as cenas na minha cabeça, como se fosse um filme”, diz Cleiton Santos, 10.

O professor faz rifas na escola para, com o dinheiro arrecadado, comprar livros para os alunos. “Inicialmente, os alunos não têm hábitos de leitura. Depois, eles ficam encantados com as histórias. Isso muda até a relação deles até com a família, que passa ler também.

Como parte do projeto, convido pais para lerem contos durante as aulas. O filho fica orgulhoso quando é o dia da mãe ou do pai e essa é uma forma de envolver toda a comunidade escolar”, revela o educador.

Por Diário de Pernambuco

link http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/05/03/interna_vidaurbana,574343/pr...

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-pernambucano-da-aulas-em-terminais-de-onibus-e-alunos-obtem-melhor-rendimento/185091944

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boas práticas devem ser incentivadas e difundidas. Parabéns ao professor e a vc que está divulgando o excelente trabalho! continuar lendo

Obrigada, Dr. Macedo.

Pretendo escrever algo mais aprofundado acerca da Educação no Brasil nos dias hodiernos.
Assim, intento entrevistar o educador 'diferente', colher mais informações acerca do modo inusitado que ele escolheu lecionar, e repassar estas informações à população brasileira.

A ordem é inovar, sempre!

Grata por seu honroso comentário! continuar lendo

Uma pena que os poderosos (dos três poderes + mp e cambada) não tenham 1%, salvo raríssimas exceções, da consciência social deste Professor (com letra maiúscula) ... uma pena que as decisões políticas sejam voltadas à politicagem e não ao verdadeiro e devido significado que a política deveria ter em nossas vidas. continuar lendo

Parabéns ao Professor.
Parabéns pelo texto.
Dura realidade dos professores heróis do PE, basta visitar as escolas pelo interior do estado. continuar lendo

Precisamos de mais pessoas com esta imensa força de vontade.Parabéns a este professor e a esta excelente materia continuar lendo