Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Conselho de Segurança da ONU é presidido por mulher árabe

Embaixadora jordaniana Dina Kawar assumiu posto neste mês. Em entrevista, ela criticou a imagem que o mundo tem da mulher árabe.

Publicado por Fátima Burégio
há 9 anos

Pela primeira vez após quase 70 anos de história, o Conselho de Segurança das Nações Unidas será presidido neste mês por uma mulher árabe, a embaixadora jordaniana Dina Kawar.

Dina assumiu nesta semana o posto que corresponde a seu país dentro da rotação mensal na qual os membros dividem a presidência do principal órgão de decisão das Nações Unidas.

A diplomata jordaniana dirigirá deste modo os trabalhos do Conselho durante abril e será a encarregada de transmitir ao mundo as mensagens acordadas entre os 15 membros.

Dina é uma das quatro mulheres que atualmente fazem parte do Conselho de Segurança, que em 2014 teve a maior presença feminina de sua história, com seis representantes permanentes.

Em seu país, a embaixadora perante a ONU foi uma das primeiras mulheres no serviço diplomático, chegando ao cargo por desejo expresso do rei Abdullah II, explicou a funcionária em recente entrevista.

Antes de chegar às Nações Unidas no ano passado, Dina foi embaixadora na França entre 2001 e 2013 e durante parte desse período, se ocupou também das relações de seu país com Portugal e o Vaticano.

Previamente, Dina tinha dirigido os escritórios privados em Paris do rei Abdullah II e do príncipe Hassan, após ter se formado nos Estados Unidos, onde estudou relações internacionais no Mills College e na Universidade de Colúmbia.

Estereótipo da mulher árabe

A chegada de Dina à presidência do Conselho de Segurança da ONU foi celebrada, entre outros, pela embaixadora americana perante a instituição, Samantha Power, que a felicitou por ser a primeira mulher árabe a ocupar o cargo.

Me perguntam, por que você não é como uma mulher árabe? E eu respondo que sou uma mulher árabe. (...) Se não se encaixa na imagem do que acreditam ser uma mulher árabe, então eles acham que você não é uma"

" Estar no Conselho de Segurança e representar meu país é uma honra enorme para mim ", disse Dina em sua entrevista ao site Al Monitor, na qual reconheceu que desde seu posto trata também de representar todas as mulheres árabes.

A embaixadora jordaniana lamenta que no mundo muita gente tenha apenas" uma imagem da mulher árabe "e seja difícil superar esse estereótipo no qual ela não encaixa.

"Às vezes me perguntam, por que você não é como uma mulher árabe? E eu respondo que sou uma mulher árabe. (...) Se não se encaixa na imagem do que acreditam ser uma mulher árabe, então eles acham que você não é uma", explicou na citada entrevista.

Com relação ao futuro, Dina espera ver uma maior" igualdade "entre mulheres e homens nos países árabes e que as mulheres tenham mais confiança em si mesmas e se ajudem.

Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/mulher-arabe-preside-pela-primeira-vez-conselho-de-seguran...

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-de-seguranca-da-onu-e-presidido-por-mulher-arabe/178786716

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)