jusbrasil.com.br
15 de Julho de 2018

O que é o "Distritão" que tanto falam atualmente? Informações básicas

Fátima Burégio, Estudante de Direito
Publicado por Fátima Burégio
há 3 anos

Distritão é uma proposta constante nos projetos da reforma política encabeçada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que transformaria os Estados e o Distrito Federal em distritos eleitorais, onde os candidatos eleitos seriam os que obtivessem o maior número de votos em cada distrito.

Como se vê, a novidade não alegrou nem incentivou os parlamentares, que votaram, em sua maioria, pela não implantação da nova sistemática de eleição.

O projeto do "Distritão" fere os ideais que a sociedade e políticos almejam, vez que diversificar representantes e partidos políticos é uma boa pedida e os brasileiros só têm a ganhar com isto. Mudar esta estrutura, na atual circunstância, não é nada viável.

Segundo o site Brasil de Fato, (http://http//brasildefato. Com. Br/node/32136 ), antes da votação no Plenário da Câmara, várias centrais sindicais e movimentos populares de diversos locais do país realizaram um ato com cerca de 1 mil pessoas em frente ao Congresso. Eles exibiam faixas e cartazes contra o que chamavam de"PEC da Corrupção". Os manifestantes foram impedidos de entrar na Casa e acompanharam a votação do lado de fora

Convém realçar que a referida proposta foi derrubada na madrugada deste dia com um placar exibindo 267 votos contra e 210 votos a favor.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)