Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Universitárias do RS criam página no Facebook 'Meu Professor Abusador' e recebem 600 denúncias em 3 dias

A página Meu Professor Abusador recebeu em três dias mais de 600 relatos, a maioria de meninas, denunciando situações abusivas que passaram em sala de aula. Muitas das histórias aconteceram quando elas estavam no ensino fundamental ou médio - ou seja, ainda menores de idade.

Publicado por Fátima Burégio
há 8 anos

Os assédios começaram cedo e na escola. Ainda no ensino fundamental, elas se lembram dos olhares constrangedores e comentários abusivos de professores. Na época, elas não entendiam que esse comportamento se configurava como assédio, mas já sentiam um grande desconforto. Foi lembrando dessas situações que três amigas universitárias de Porto Alegre criaram uma página no Facebook para que os alunos possam denunciar o assédio sexual e moral de professores.

A página Meu Professor Abusador recebeu em três dias mais de 600 relatos, a maioria de meninas, denunciando situações abusivas que passaram em sala de aula. Muitas das histórias aconteceram quando elas estavam no ensino fundamental ou médio - ou seja, ainda menores de idade. As denúncias são de assédio em escolas públicas e particulares.

"Meu professor de Biologia do ensino médio postou o seguinte comentário em uma foto minha do Facebook: ‘Gostosa, pena que é minha aluna’", diz um dos relatos. Há casos de professores que teriam tocado partes íntimas das alunas e até proposto sexo em troca de notas.

Todos eles são feitos de forma anônima e as criadoras da página pedem para que as meninas não divulguem o nome dos professores, apenas informações que permitam que as escolas e instituições possam identificá-los e apurar as denúncias.

Mesmo sem terem se identificado, as criadoras da página dizem que já estão recebendo ameaças e ataques. A não identificação dos professores é uma precaução para evitar processos jurídicos e ataques a elas e às alunas que fazem as denúncias.

"Por enquanto estamos divulgando os relatos para levar o debate a um maior número de pessoas e para que as meninas saibam que não estão sozinhas ao enfrentar esse tipo de situação", disseram as mulheres. Elas também pretendem ter a colaboração de uma advogada para auxiliar as meninas que queiram denunciar formalmente os professores abusadores.

Além disso, pretendem elaborar um guia com orientações para as vítimas. "O principal é que a menina não se isole, que procure alguém de confiança e denuncie a situação para órgãos competentes, que não se cale."

Pós-graduação. A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Estadual de São Paulo (USP) lançou também no ano passado uma plataforma para que os alunos denunciem situações de assédio moral e sexual sofridos na universidade. "É inadmissível e inaceitável a naturalização que ocorre tanto com os assédios morais, constantes e sistemáticos, como com o assédio sexual, muitas vezes silenciado e abafado dentro dos espaços institucionais da USP", disse a associação. A ideia é futuramente traçar um "mapa do assédio" na universidade.

FONTE

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações397
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universitarias-do-rs-criam-pagina-no-facebook-meu-professor-abusador-e-recebem-600-denuncias-em-3-dias/305037973

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Engraçado como não criem uma página de alunas abusadoras. Aquelas que "dão em cima" do professor mais serio para ver se o corrompem e o use como troféu. Acredito ser em muitas vezes maior o numero do que o inverso. Em minha carreira de 40 anos no ensino público e particular conheci dois professores que assim agiam, mas posso contar as dezenas de alunas que assim procediam. Não nego que o professor que assedia esteja completamente errado, mas não coloquem somente nele a culpa dessa transgressão moral. Ele aproveita-se do momento, ela busca a auto-afirmação como fêmea. Não julguem sem conhecer os dois lados do problema. continuar lendo

No final do ano um segurança foi acusado de estupro por uma frequentadora da festa, preso, execrado pela sociedade.
Agora foi provado por A+B que o relato MENTIROSO da mulher só lhe causou dano.
Perdeu emprego, contratos, família.

Muito cuidado com esse tipo de coisa. continuar lendo

Que ele processe a mulher mentirosa, contratando um advogado 'danado de bom' e a mesma seja devidamente punida pelo ilícito praticado.

Justiça vale para todos, inclusive para as mentirosas de plantão!

Grata por sua participação, caro Pedro! continuar lendo

Este crime precisa ser amplamente divulgado em vários meios de comunicação, pois só quem foi ou é vítima deste tipo de assédio, sabe realmente o que isto significa, sendo obrigado a ostentar marcas indeléveis que carregará em sua mente por toda uma trajetória existencial. continuar lendo