Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Crime de Racismo: Microcefalia é usada como ataque a nordestinos

Mais uma vez, a história de discriminação e preconceito contra nordestinos, infelizmente se repete. Fato lamentável.

Publicado por Fátima Burégio
há 8 anos

As redes sociais foram palco, mais uma vez, de preconceito contra o Nordeste. Desta vez, a agressão contra a região foi motivada pelo aumento inusitado no número de casos microcefalia, uma anomalia congênita em que o tamanho da cabeça do bebê é menor do que o normal para a idade. Pernambuco concentra o maior número de casos: 141 até o momento. Mas também há registros na Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí.

Preconceito é espalhado nas redes sociais

No Twitter, as mensagens xenofóbicas direcionadas aos nordestinos, em sua maioria, associavam a região com o Partido dos Trabalhadores. Mais de 60 tweets foram registrados relacionando o PT, a microcefalia e os nordestinos. Veja abaixo alguns exemplos:

XENOFOBIA É CRIME

A xenofobia, bem como racismo e intolerância religiosa, pode ser definida como prática, indução ou incitação de preconceito de raça, cor, etnia e religião. O crime está previsto no artigo 20 da Lei nº 7716/89, com pena de reclusão, que pode variar de 1 a 3 anos e multa. Conforme o parágrafo 2º da mesma Lei, se o crime for cometido através de meios de comunicação, como a internet, a pena pode ser agravada de 2 a 5 anos e multa. Leia a matéria completa aqui

Outros casos de preconceito

Em maio deste 2011, as internautas Amanda Régis e Lucian Farah, de Santa Catarina, também foram investigadas por atacarem nordestinos após jogo entre Flamengo e Ceará. Amanda Régis publicou: “Esses nordestinos pardos, bugres, índios, acham que tem moral. Cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça (sic).

Em outubro de 2010, Gabriel Resende e Rodrigo Rech, de Minas Gerais, foram responsáveis por ataques após o vazamento de parte da prova do Enem. Em página do Twitter, Gabriel Resende postou o seguinte comentário: “Se fosse eles soltava uma bomba no Nordeste e matava quem antecipou a prova e todos os nordestinos (sic)”

Em outubro de 2010, a estudante de direito Mayara Petruso usou perfil no microblog Twitter para escrever frases manifestando preconceito contra os nordestinos após o anúncio da vitória de Dilma Rousseff como presidente do país. “Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado (sic)”.

Causas?

Ódio, rancor ou ignorância? O que leva um internauta a postar comentários preconceituosos endereçados aos nordestinos? Questionada sobre a atitudes como estas, a socióloga e professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPE Maria Eduarda Rocha afirmou na época que várias são as respostas para essas questões. “Primeiramente, devemos entender que o preconceito contra os nordestinos é uma discriminação de classes sociais. Isso porque o Nordeste foi um grande fornecedor de mão de obra, desde o ciclo da borracha até a industrialização. Assim, as pessoas veem os nordestinos como inferiores, pois, historicamente, os nordestinos ocuparam postos tidos como subalternos”.

Para a professora, outros dois fenômenos podem causar os ataques. “A primeira questão é a facilidade que as novas tecnologias trazem para figuras anônimas emitirem opiniões. Essas manifestações, muitas vezes, acontecem sem a autocensura dos autores”, esclareceu. “Outra possível razão é o crescimento do Nordeste, região que se desenvolve acima da média nacional. Isso causa uma mudança no equilíbrio de forças entre as regiões, o que faz com que alguns se sintam incomodados”, completou.

Fonte

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações722
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crime-de-racismo-microcefalia-e-usada-como-ataque-a-nordestinos/256010914

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quando perdemos os dois pai e mãe que deixaram bens em ações tem direito a receber sendo filhos sendo variadas ações e a empresa é a ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL como meu pai trabalhou 44 anos nela e minha mãe viveu mais alguns tempos ele aposentou-se em 1972 e faleceu em 10/01/2011 e minha mãe em 27/08/2014 e dentro dos padrões da empresa meu pai trabalhou desde da época da Maria fumaça que depois atualizando a empresa para máquina Diesel e ele ficou cego em tratamento particular que levávamos a fazer aqui em Araçatuba-SP na clínica do doutor Castilho nos meados de 1991 a 1999 quando a fazer um transplante que não aquentaria pela a idade e o médico disse que era pressão ocular por causa do cozimento das córneas quanto ao calor da Maria fumaça que era a lenha queimada é viável essa situação requer processos-indenizações minha em vida não recebeu nada de direitos algum o que fazer???? apenas porque ele ficou cego e temos testemunhas de tudo é viável ou não???? continuar lendo

Não acho que seja um caso de discriminação propriamente dita, mais sim de desaprovação ao governo Petista. Ou seja, não desprezando os casos infelizes de microcefalia, contudo o fato do crime organizado ter tomado de conta do Brasil e ter milhares de seguidores é muito mais grave e amplo. Inclusive, refletindo na própria saúde pública e na educação do País como um todo.

Fingir, que é ódio ou preconceito é muito conveniente. Também, vou fazer isso. Não estou vendo nada, não estou sentido nada e o que vale é a minha utopia, mesmo que não funcione em lugar nenhum do planeta e somente gere governos autoritários. O melhor é virar as costas para a Nação. O PT esta me pagando, então para que se preocupar com os outros. Eu estou bem. continuar lendo