Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Punição inusitada e que surtirá efeito: Ligações interurbanas gratuitas feitas a partir de orelhões OI até abril/2016

Anatel inovou na punição e a sociedade aplaude a decisão

Publicado por Fátima Burégio
há 9 anos

As chamadas de longa distância nacional (LDN) realizadas a partir de qualquer orelhão de Pernambuco, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não estão sendo cobradas. A medida vale até abril de 2016 e é uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à Oi, responsável pelos aparelhos.

A operadora não está cumprindo com os patamares mínimos de disponibilidade dos orelhões nestas localidades. Vale ressaltar que os mesmos estados também estão com o serviço de ligação para fixo gratuita por uma punição semelhante da Anatel desde abril deste ano. Conforme determinado no despacho 565/2015, os estados atendidos pela Oi deveriam apresentar disponibilidade da planta de telefones de uso público acima de 90%. Nos casos de localidades atendidas apenas por acesso coletivo, a disponibilidade deveria ser de, no mínimo, 95%. Nenhum dos parâmetros, porém, foram alcançados nos estados citados.

Em fevereiro de 2016, novas medições serão realizadas pela agência. Onde o serviço for satisfatório, a medida cairá em abril. Caso os patamares mínimos continuem não sendo atingidos, a Anatel adianta que em 1º de abril também irá liberar de pagamento as ligações locais para celulares feitas a partir de orelhões. Através de nota, a Oi informou que está cumprindo a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas locais e de longa distância nacional para telefones fixos, feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos estados indicados pela agência, na forma definida e divulgada em seu site na internet.

Através de nota, a Oi informou que está cumprindo a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas locais e de longa distância nacional para telefones fixos, feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos estados indicados pela agência, na forma definida e divulgada em seu site na internet. A companhia acrescenta que, como os orelhões da empresa estão instalados em vias e estabelecimentos públicos, sofrem, diariamente, danos por vandalismo.

“A Oi esclarece também que mantém um programa permanente de manutenção de seus telefones públicos e conta com as solicitações de reparo enviadas à companhia pelo canal de atendimento 10314 por consumidores e por entidades públicas”, detalha o texto. Quem não encontrar o serviço gratuito nos orelhões dos estados citados, deve reclamar à Anatel no número 1331.

Queda

Criados em 1971, os orelhões estão sendo cada vez menos utilizados pelos usuários. Atualmente, segundo dados da Anatel, 50% dos orelhões existentes no país realizam apenas duas chamadas por dia. Além disso, a diminuição do tráfego é intensa e chega a 40% ao ano (dados dos últimos anos), além da redução da receita média por orelhão, que hoje não ultrapassa R$ 15 ao mês.

Por Diário de PE

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,3/2015/10/02/internas_econ...

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações249
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/punicao-inusitada-e-que-surtira-efeito-ligacoes-interurbanas-gratuitas-feitas-a-partir-de-orelhoes-oi-ate-abril-2016/238922744

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O problema, será encontrar um Orelhão funcionado. continuar lendo

Parabéns, colega, por compartilhar. Abraço. continuar lendo